- 1. De onde vem a uréia?
- 2. Como é feito o AdBlue®?
- 3. É chamado AdBlue®, DEF (ou Diesel Exhaust Fluid - DEF), ARLA32, AUS32, mas qual é a diferença entre todos esses nomes?
- 4. Por que adicionar uréia aos nossos motores, aos nossos vapores? Para que é usado AdBlue®?
- 5. Existe uma diferença entre uréia agrícola, uréia para tratamento de gases de combustão de usinas elétricas e UFA de grau automotivo?
- 6. Eu sou um grande consumidor de solução de uréia, posso produzi-la eu mesmo? É lucrativo?
Vemos este tanque com tampa azul crescendo em nossos novos veículos. Enchemos quando nosso carro, trator ou caminhão nos pede, mas por quê? Por que adicionar uréia a nossos motores? De onde vem a uréia? É chamado de AdBlue, DEF (ou Diesel Exhaust Fluid), ARLA32, AUS32, mas qual é a diferença entre todos esses nomes? Existe diferença entre uréia agrícola, uréia para tratamento de fumaça de plantas e UFA de grau automotivo? Eu sou um grande consumidor de AdBlue, posso produzi-lo eu mesmo? É lucrativo? Todas estas são perguntas que precisam ser respondidas.
AdBlue® se tornou em poucos anos o fluido mais importante na indústria de transporte após o combustível. É essencial para a operação de carros, tratores, caminhões e até mesmo trens e navios. Também é utilizado em usinas térmicas, geradores e fábricas. Este líquido sintético é bom para o meio ambiente.
1. De onde vem a uréia?
AdBlue é composto de 32,5% de uréia e 67,5% de água desmineralizada. A uréia é um produto sintético inventado em 1828 a partir do amoníaco. A BASF foi a primeira empresa a produzir uréia industrialmente em 1922. A uréia também está naturalmente presente na urina humana e animal. A uréia é então processada em pelotas ou grânulos para uso na agricultura ou para a fabricação de AdBlue.
2. Como é feito o AdBlue®?
AdBlue é uma solução aquosa de uréia. Para fazer isso, você precisa de água e uréia. A água é primeiramente tratada muito bem para remover quaisquer impurezas e alcançar uma baixa condutividade. Este extenso processo de desmineralização pode ser feito por osmose inversa. A uréia é então introduzida na água a uma taxa de 32,5 kg de uréia para 67,5 kg de água. Isto corresponde a 32,5% de uréia. A mistura pode então ser transferida para um tanque de armazenamento ou diretamente embalada em latas, tambores, IBCs ou mesmo navios-tanque. AdBlue deve ser fabricado de acordo com a norma ISO 22241. A própria marca AdBlue® é propriedade da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA). É esta associação que monitora a atualização da norma DIN 70070 e da norma ISO 22241, que rege a fabricação de AdBlue.
Uma solução de uréia para o tratamento de fumos de gases de combustão na indústria pode ter uma composição diferente: Uréia a 36% ou 40%, por exemplo. Neste caso, a norma ISO 22241 não é mais seguida.
3. É chamado AdBlue®, DEF (ou Diesel Exhaust Fluid), ARLA32, AUS32, mas qual é a diferença entre todos esses nomes?
- A marca AdBlue® é propriedade da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA).
- DEF / Diesel Exhaust Fluid é um termo genérico mais usado nos EUA.
- ARLA32 (Agente Redutor Liquido de Óxido de Nitrogênio Automotivo) é um termo genérico usado na América do Sul.
- AUS32 é o termo genérico usado para todas as soluções de uréia fabricadas de acordo com a ISO22241.
Todos esses nomes referem-se a soluções de uréia para uso em veículos rodoviários. No tratamento de fumaça industrial, são usadas soluções de uréia. Eles não estão necessariamente de acordo com a norma internacional.
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Orlando, especialista em uréia
4. Por que adicionar uréia aos nossos motores, aos nossos vapores? Para que é usado AdBlue®?
A uréia é injetada nos gases de escape e na fumaça. Nos motores diesel, isto se chama SCR (Selective Catalytic Reduction) e no tratamento de gases de combustão é chamado SNCR (Selective Non-Catalytic Reduction).
Os dois métodos têm o mesmo objetivo: transformar os óxidos de nitrogênio nas emissões em gases inofensivos. Assim, a adição de uréia ao gás de combustão transforma os óxidos de nitrogênio (NoX) em água e nitrogênio (um gás que representa 4/5 do ar que respiramos).
NoX + CO(NH2)2 = H2O + N2
Isto permite que os fabricantes cumpram as mais rigorosas normas antipoluição, tais como a norma EURO6 para automóveis.
5. Existe uma diferença entre uréia agrícola, uréia para tratamento de gases de combustão de usinas elétricas e UFA de grau automotivo?
A uréia agrícola é utilizada como fertilizante. É o fertilizante mais utilizado em todo o mundo.
A uréia de grau industrial para SNCR é de melhor qualidade. Ele pode ser usado para fazer uma solução de uréia. Pode ser usado para tratar gases de combustão de usinas térmicas e biomassa.
A uréia de grau automotivo (AGU) é a uréia mais pura. Pode ser usado para fabricar AdBlue, DEF, AUS32 e ARLA32 com linhas industriais ou patins integrados de fabricação de AdBlue.
6. Eu sou um grande consumidor de solução de uréia, posso produzi-la eu mesmo? É lucrativo?
Para responder a estas perguntas, você precisa analisar seu consumo mensal de uréia.
Além de várias dezenas de metros cúbicos de uréia, a pergunta merece ser feita. Existem unidades de produção padrão de AdBlue, muito simples de usar, como o PalBlue Skid®, permitindo uma produção diária de 15m³ ou 30m³ de uréia ou AdBlue.
A partir de 70m³ por dia de uréia, é necessário mudar para unidades completas permanentemente instaladas, como as instalações do PalBlue Process®. Ambos os sistemas são compatíveis com a produção de AdBlue de grau industrial e automotivo.
A vantagem do Skid é que ele pode ser instalado rapidamente, uma vez que é entregue e montado em contêineres marítimos. Por outro lado, sua vazão máxima de 30m³ por dia pode ser limitada para consumidores muito grandes. A vantagem dos processos permanentemente instalados é sua altíssima capacidade e sua completa automação.