Os veículos construídos após 2018 estão sujeitos à nova norma européia EURO 6. Os motores diesel devem agora ser equipados com um sistema de redução catalítica (sistema SCR) para limitar as emissões de óxido de nitrogênio. Você provavelmente já encheu com AdBlue: este é o líquido que alimenta o sistema SCR.
1. Consumo médio de um veículo em 2022
Dependendo da data de fabricação do veículo, o consumo de quilometragem do AdBlue pode variar muito. O consumo de AdBlue de veículos com motores diesel construídos a partir de 2018 duplicou em média. Isto é devido às normas européias EURO 6 sobre emissões de óxido de nitrogênio (NOx).
Até hoje, o consumo de AdBlue para veículos construídos antes de 2018 está entre 0,07 e 0,2L /100km (entre 15 e 50g de uréia sólida). Para veículos construídos após 2018, é mais provável que o consumo esteja entre 0,14 e 0,4L /100km (entre 35 e 95g de uréia sólida).
2. Ação sobre NOx
As emissões de NOx dos motores diesel são em média 203,4 mg/km. Para reduzir as emissões, são necessárias grandes quantidades de AdBlue.
As quantidades indicadas para os modelos de veículos criados após 2018 correspondem a cerca de 235 vezes a quantidade teórica necessária para neutralizar todas as emissões de NOx dos veículos a diesel mais poluentes. Mas as medições mostram que mesmo esta quantidade de AdBlue apenas reduz as emissões de óxido de nitrogênio por um fator de 3,6, o que enfatiza a dificuldade de neutralizar o NOx. Os padrões de consumo de AdBlue para veículos rodoviários provavelmente aumentarão em resposta ao desafio das emissões de óxido de nitrogênio.
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3. Onde obter AdBlue para encher?
AdBlue está disponível em latas ou em formato a granel com serviço de bomba.
As latas de 5 e 10 litros de AdBlue estão disponíveis para venda em garagens e centros de automóveis, assim como em estações de serviço. Por exemplo, a Total vende uma lata de 10 litros de AdBlue por 18,90 euros (preço de loja online). Uma lata de 5 litros de AdBlue é vendida por 9,95 euros no Norauto e uma lata de 10 litros por 15,95 euros. No site do Feu Vert, uma lata de 10 litros com um bico está disponível por 15 euros. Em alguns supermercados, eles podem estar disponíveis na seção de automóveis. Se possível, escolha uma lata com um bico especial, o que é mais prático porque o acesso ao tanque AdBlue nem sempre é fácil e nem sempre facilita o enchimento.
Algumas estações de serviço têm bombas AdBlue. Certifique-se de que eles não se destinem a veículos de mercadorias. Este é geralmente o caso e estas bombas não serão adequadas para seu veículo, pois seu fluxo é muito forte. Entretanto, algumas estações de serviço têm bombas AdBlue adequadas para carros.
4. Posso guardar AdBlue para mim mesmo?
É prática comum manter um estoque de combustível em uma lata de jerry no fundo da bota em caso de necessidade (por exemplo, avaria). Mas você pode fazer o mesmo com AdBlue? Você pode manter uma lata de AdBlue no fundo de sua bota para o caso de ficar sem AdBlue?
Seria de fato desejável poder aumentar o volume de AdBlue que pode ser transportado em um veículo. Como lembrete, a capacidade média do tanque AdBlue de um veículo particular é de cerca de 17L, o que representa uma distância de condução de cerca de 20.000 km. Um estoque de latas de AdBlue tornaria possível, portanto, estender esta distância.
Na realidade, AdBlue se degrada rapidamente e em menos de um ano e meio se torna inutilizável porque não cumpre as normas européias para a despoluição dos gases de escape do diesel. Em comparação, a distância média anual de condução de um carro é de 8.300 km, o que significa que o tanque estará vazio em 2,5 anos. Durante este período, o AdBlue na lata já terá se deteriorado além da razão.
No final, não faz sentido manter um estoque pessoal de AdBlue, pois isso só levaria à perda.
Palamatic Process desenvolveu linhas de processo chave na mão para produzir seu próprio AdBlue: PalBlue® Skid e PalBlue® Process.