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Transferência pneumática: que tecnologia escolher?

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| 3 minutas de leitura | Por Orlando Da Costa
Transferência pneumática qual a tecnologia a escolher

Hoje, os fabricantes compreenderam claramente a necessidade de automatizar e racionalizar sua produção para se manterem competitivos e atender à demanda dos consumidores.
A maneira como você manuseia ou transfere seus pós e materiais a granel é, portanto, tão importante quanto as etapas de moagem e mistura que se seguem, que proporcionam um real valor agregado.
Portanto, se você não escolher o sistema de transporte correto para seu processo de manuseio, corre o risco de não alcançar o resultado desejado, apesar de todos os seus esforços.

1. Transporte pneumático de fase densa VS. Transporte pneumático de fase diluída

As duas principais categorias às quais pertence a maioria dos sistemas de transporte pneumático são fase densa ou fase diluída.

  • O transporte em fase densa consiste no transporte de materiais com bolsas de alta pressão ao longo da linha de transporte. Em geral, estes sistemas têm uma baixa relação ar/material, portanto as velocidades de transporte de ar são menores, o que significa que seu material é manuseado mais suavemente em comparação com a fase diluída.

    Muitas vezes é importante para um fabricante manter a integridade do produto. As tecnologias de fase densa são, portanto, de longe, a escolha preferida para evitar o atrito com pós frágeis de outro modo. Além disso, elas permitem o transporte de materiais mistos para evitar a segregação de partículas. A fase densa também é usada para materiais que podem ser naturalmente abrasivos e que de outra forma causariam uma erosão significativa das linhas de transporte (desgaste dos tubos e cotovelos).

    Em uma configuração típica de fase densa, os materiais são introduzidos em um tanque de transferência pressurizado (SAS) equipado com uma válvula dome para fechamento e vedação. Uma vez que os sensores de nível indicam que o tanque está cheio, a cúpula se fecha firmemente onde o ar pressurizado é introduzido. Uma vez pressurizado o tanque, a válvula de saída se abre gradualmente, introduzindo o pó e a "esfera" de pressão na linha de transporte pneumático. Este sistema de transporte em fase densa se sobressai na transferência de materiais abrasivos e frágeis. Ele pode operar por 1.000.000 ciclos antes que a manutenção geral seja necessária.

    A vantagem complementar do Processo Palamatic com as funções padrão descritas acima é a não utilização de uma válvula. As câmaras de ar Mactenn® integram uma válvula dome, evitando o uso de sondas de nível. A válvula dome Inflatek® permite que a coluna do produto seja cortada e que a câmara de ar de transferência seja completamente preenchida. Além disso, o sistema de transferência Mactenn não utiliza uma válvula na saída da câmara de ar. A pressurização da câmara de ar é possível graças ao projeto patenteado e especial da Mactenn.
     

 

  • Os equipamentos de transporte em fase diluída utilizam uma alta relação ar-matéria, de modo que o material é transferido a uma velocidade de ar muito maior. Esta alta velocidade permite que o material atinja o nível de salinidade, onde as partículas são suspensas no fluxo de ar ao longo das linhas de transporte.

    A vantagem é que a transferência é ininterrupta porque o material é transportado da alimentação para a saída. O fluxo de ar da fase diluída é normalmente gerado por um sistema de sopro na frente (sistema de pressão) ou na parte de trás (sistema de vácuo).

    Uma configuração típica de alimentação em um sistema de transporte de fase diluída é uma tremonha amortecedora para conter o material e uma válvula rotativa para fornecer uma alimentação uniforme para a corrente de ar abaixo. Este tipo de sistema de transferência de fluxo de material é muito comum para silos de carga e descarga. Outra vantagem da fase diluída é a capacidade de utilizar múltiplos pontos de alimentação e coleta em um sistema de transferência. Os sistemas de fase diluída pressurizada também são geralmente mais eficientes na transferência de materiais em maiores distâncias e alturas.
Orlando Da Costa

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Orlando, especialista em pó

+33 7 4475-2683

2. Sistemas de pressão VS. Sistema de vácuo

  • Os sistemas de transporte por pressão geralmente consistem de um soprador ou unidade de ar comprimido, tremonha/IBC/silo, válvula de bloqueio rotativa, tubulação de transferência e tremonha receptora. Eles também exigem filtragem de poeira no ou além do receptor.

    Como resultado, os sistemas de pressão podem ser mais caros do que os métodos de transporte a vácuo. Entretanto, estes sistemas são preferíveis quando se tenta transferir materiais a granel mais pesados em distâncias maiores.
     
  • Os sistemas de transporte a vácuo normalmente consistem de um ponto de captação ou bocal, linha de transporte, funil de recepção e gerador de vácuo. Os geradores de vácuo podem normalmente usar vários dispositivos como uma unidade Venturi, ventiladores de baixa pressão, ventiladores regenerativos, etc.

    O vácuo faz com que o material se mova nas linhas de transporte onde normalmente é recebido por um separador de ar/produto ciclone. Uma das principais vantagens do transporte a vácuo é a possibilidade de carregar o sistema a partir de contêineres open-top através de canas de sucção (por exemplo, tambores, silos, octabins, sacos a granel, etc.).

    Os sistemas de transferência pneumática, devido à pressurização de toda a linha, não produzem nenhum produto ou fumos de pó para o exterior.

3. Resumo

Antes de fazer sua escolha por uma tecnologia de transferência pneumática, é melhor discutir as exigências específicas de seu projeto com especialistas em pó do Processo Palamatic. Nossa equipe pode orientá-lo em seu processo decisório para escolher o sistema de transporte mais adequado às suas exigências e restrições.

Tanto os sistemas de bomba de pressão/sopro quanto os de vácuo são muito eficientes na transferência de materiais secos a granel enquanto contêm emissões de poeira. Em geral, os sistemas de pressão são ideais para mover materiais pesados por longas distâncias, enquanto os sistemas de vácuo são excelentes para o transporte de materiais que tendem a entupir ou onde o espaço da planta é um pouco mais restrito.

O transporte em fase densa é excelente para materiais frágeis, mistos e/ou abrasivos, enquanto o transporte em fase diluída é ideal para um fluxo contínuo e suave em longas distâncias.

Ao buscar a melhor tecnologia de sistema de transporte pneumático, é imperativo analisar as seguintes informações: tipo de material, densidade aparente, características de fluxo, vazão necessária, distância de transporte em comprimento e altura, explosividade do material e número de pontos de início e fim necessários.

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